Glòria Gella iniciou a sua formação na Escola do Maestro Joan Magrinyà, uma grande referência da dança da Catalunha.

Formou-se em Dança pelo Conservatorio profesional de Danza del Institut del Teatre de Barcelona, obtendo graduação na especialidade de Dança Clássica, sendo algumas das suas principais tutoras, Klara Kmito, Wogumil Slivinsky y Concha Lainez.

Posteriormente obteve a homologação para efeitos de docência do Curso Superior de Dança, durante a licenciatura de Coreografia e técnicas de interpretação de dança pelo MEC (Ministerio de Educación y Cultura, 2009).

Muito jovem, começou a sua atividade como bailarina profissional no Ballet Titular del Gran Teatro del Liceo, onde, desde inicio, teve os seus primeiros papéis como solista. Permaneceu neste teatro durante 10 temporadas, para depois iniciar uma carreira de freelancer em diferentes companhias de dança e produções, como Ballet Teatre de Barcelona, Esbatec NeoClàssic, Ballet Clàssic de Barcelona, Ballets de Tenerife, Ballet de las Palmas Trini Borrull, e diferentes produções no Teatro de la Zarzuela de Madrid.

Nos últimos três anos da sua carreira como bailarina profissional, iniciou a sua formação em pedagogia da dança clássica, partindo assim em várias viagens pela Europa para estudar e trabalhar com os melhores professores do momento e se concentrar na sua vocação como docente.

Glòria Gella conta com mais de 30 anos de experiência na docência de técnica de dança clássica, exercida em diferentes companhias de dança profissionais, onde se destacam Danat Dansa, Magnet i Burch, D’Ark, l’Anònima Imperial, Ballet de Catalunya, Crea by Maria Rovira, as escolas de dança mais prestigiadas de Barcelona, La Fàbrica, Conservatorio Professional  “Institut del Teatre”, Bugüe, Varium, Rosa Garcia, Mabel, Isadora, Ramon Soler, Coco Comín, El Magatzem, Eulalia Blasi, Espai Físic y Conservatorio “Oriol Martorell” entre outras, e ainda o prestigiado curso do IBstage, 2018.

Destacam-se ainda colaborações com diferentes entidades, como DansaDespí e Licexballet, e em diferentes projetos de apoio e visibilidade de dança. É frequentemente convidada como júri em concursos de técnica de dança clássica.

Orgulha-se de ter formado inúmeros alunos profissionalizados em clássico e outros ramos de dança.

Atualmente, e desde 2016, é professora no Ginasiano Escola de Dança, alternando o seu trabalho como docente entre Portugal com o de maestra freelancer em Barcelona.