Projeto Famílias

Esta área de desenvolvimento do Plano de Atividades promove atividades que têm como objetivo integrar toda a comunidade escolar e em especial as famílias no projeto da escola. Integra a participação em palestras e debates desenvolvidos no âmbito do projecto Encontros com a Dança, atividades artísticas (oficinas),   promoção da assistência a espetáculos (Projeto Fora / Dentro) e processos de trabalho (ensaios abertos).

ESCOLA ABERTA – Convite às Famílias ao quotidiano de trabalho
Compreende a realização de aulas abertas de todos os níveis de ensino, com a finalidade de proporcionar às famílias e restante comunidade escolar, o contacto com o quotidiano do trabalho desenvolvido, evidenciando os processos de ensino-aprendizagem, os diferentes estádios de criação artística e outros processos.

PROJETO FORA/DENTRO
Desenvolvido em parceria com o A22, é dirigido a toda a comunidade escolar. Estabelece uma importante ligação à oferta cultural da cidade e do país, proporcionando, ao longo do ano letivo, a assistência a espetáculos de Dança, Teatro, Música, ensaios de Companhias Profissionais de Dança e eventos culturais.

ENCONTROS COM A DANÇA
Desenvolvidos através de parceria entre o Ginasiano e o A22, os Encontros são realizados com coreógrafos, professores, bailarinos, pesquisadores e outros agentes das artes do espectáculo, e das áreas cultural e educacional, constituindo-se como um espaço de partilha de experiências de vida, formação e percurso profissional, ampliando o leque de referenciais para os alunos e famílias. Serão desenvolvidos em três formatos:
1. Encontros informais com turmas em contexto de aulas, organizado pelos docentes consoante necessidades formativas.
2. Encontros no A22, com proposta de presença das famílias: ensaios abertos, palestras, mesas redondas e debates sobre conteúdos estruturantes do projeto a desenvolver no presente ano