Plano de Atividades

O Plano de Atividades é um documento de planeamento da realidade da escola no seu dia-a-dia e da sua relação com o contexto envolvente, que tem como objetivo constituir-se como um instrumento agregador e de articulação de toda a comunidade escolar em torno do seu projeto educativo.

Da análise e diagnótico das capacidades e limitações da oferta educativa e do seu contexto, o Plano de Atividades permite o desenvolvimento de estratégias e medidas de apoio e diferenciação do ensino, através da contextualização das aprendizagens, da aplicação de metodologias diferenciadas de aplicação prática e expansão dos conhecimentos, para além da formação e integração dos vários agentes envolvidos no processo educativo. Adicionalmente, através das atividades propostas privilegia-se a criação de redes de trabalho com entidades e parceiros do ensino e da área cultural a nível nacional e internacional.

O Plano de Atividades constitui-se assim como um verdadeiro instrumento de promoção dos laços de identidade coletiva, hábitos de trabalho, pesquisa e desenvolvimento dos alunos que para além de promoverem a sua motivação e interesse, incentiva à sua criatividade, autonomia e responsabilidade. É na concretização das atividades do Projeto Educativo que o projeto do Ginasiano se distingue e consolida, promovendo a coerência, eficácia e qualidade do serviço educativo.