Kale

A Kale Companhia de Dança existe desde 2001 e nasce como consequência natural do Ginasiano Escola de Dança. Sendo uma estrutura artística no Centro Histórico de Vila Nova de Gaia tem como objectivo criar mais um pólo cultural, artístico e dinamizador desta zona da cidade. Divulgar a linguagem da dança é uma das propostas da Kale Companhia de Dança, a par da criação de novos públicos e de uma forte aposta na área educativa.

Em 2013, inicia uma nova fase do seu projeto com a estruturação de uma companhia de dança profissional. A genética da companhia atribui-lhe características muito específicas, nomeadamente com um trabalho desenvolvido que reflicta uma prática artística formal muito rigorosa, assim como a abertura a novas linguagens numa óptica de continua experimentação e pesquisa. A linha conceptual que alicerça a construção da identidade da Kale relaciona-se com a abertura da dança a outras linguagens artísticas, assim como a contratação de um corpo de bailarinos que se adapte a diferentes linguagens e técnicas.

A Kale é uma companhia profissional de dança que tem como objetivo alargar as referências no mundo da dança aos alunos do Ginasiano e criar postos de trabalho para os atuais e futuros profissionais das artes do espetáculo. Para tal, trabalha na criação e difusão da dança enquanto linguagem artística com produções próprias e originais. Ao longo do ano, num estreito relacionamento com a Escola, a Kale abre o seu espaço de trabalho, tornando as suas rotinas diárias num espaço de troca de experiências e observação para os alunos, de uma forma intensiva e regular e integra em produções profissionais alunos do Ginasiano.