KALE Companhia de Dança

A Kale Companhia de Dança, CRL, registada desde 2001, é uma cooperativa cultural sem fins lucrativos, a funcionar em prol da criação e dinamização cultural da Dança, como espaço de experimentação para coreógrafos e intérpretes em início da sua carreira profissional, a par da criação de novos públicos e de uma forte aposta na área educativa.  Uma nova estrutura artística sedeada no Centro Histórico de Vila Nova de Gaia com o objetivo de criar um polo cultural, artístico e dinamizador desta zona da cidade. A KALE nasceu da visão artes-educação do Ginasiano Escola de Dança, uma instituição privada com estatuto de utilidade pública, dedicada ao Ensino Artístico Especializado da Dança, reconhecida pelo Ministério da Educação desde 1987.

Em 2013, iniciou uma nova fase do seu projeto com a estruturação de uma companhia de dança profissional. A linha conceptual que alicerça a construção da identidade da Kale relaciona-se com a abertura da dança a outras linguagens artísticas, assim como a contratação de um corpo de bailarinos que se adapte a diferentes linguagens e técnicas. Trabalhou no seu percurso com coreógrafos como Christine Hassid (France), Hélder Seabra (Portugal/Belgium), Jaiotz Osa Gilles Baron, Olatz de Andrés, Paula Moreno, Eldad Ben-Sasson, Isabel Ariel, Elisabeth Lambeck, Marcelo Ferreira, Giselle Rodrigues, Paula Águas, Isabel Ariel.

Nascido da vontade de encontrar um teatro residente para a Kale Companhia de Dança, e simultaneamente de criar um polo cultural dinamizador, não só do centro histórico, como também de Gaia e do Grande Porto,  surge a 22 de Maio de 2015, através de uma parceria com a C.M. de Vila Nova de Gaia, um novo projeto que se torna central na sua atividade, o Armazém 22, com direção de Ana Carvalho de 2015 a 2019.  Desde então desenvolve uma programação contínua que engloba residências artísticas, apresentação de espetáculos de dança, teatro e música.

A Diretora e Diretora Artística da Kale Companhia de Dança, Joana Castro, assume o cargo em 2016, dando um novo rumo à companhia convidando diferentes coreógrafos de renome, e emergentes, para criar repertório e uma identidade na dança contemporânea caracterizada por um estilo rigoroso, técnico e de exploração de movimento genuíno, com um corpo de bailarinos jovem. Para 2020-2021, é reestruturada a equipa de gestão por forma a integrar um corpo de trabalho que corresponda simultaneamente às necessidades do Armazém22, como da Kale Companhia de Dança.

 

FICHA TÉCNICA

KALE Cooperativa Cultural, Crl | Kale Companhia de Dança | Armazém 22

Direção Executiva / Artística | Joana Castro

Gestão de Projeto | Daniela Tomaz

Direção de Produção Armazém 22 | Maria Miguel Coelho

Direção de Comunicação | Joana de Belém

Design gráfico | José Pereira

Direção Técnica | Joaquim Madaíl

Técnico de Palco | Domingos Sousa

Frente de Casa | Cassilda Rodrigues e João Henriques