Iniciações em Dança

Infantil e 1º Ciclo

As iniciações em dança e o infantil destinam-se a crianças dos quatro aos nove anos de idade. Integrando a Dança com as Expressões Criativas, nomeadamente Música e Expressão Plástica, centra-se na aprendizagem que nasce da experimentação corporal e do constante apelo ao imaginário para proporcionar à criança o exercício artístico das suas capacidades físicas, de percepção, comunicação e relação.

A área da Dança parte da abordagem de princípios globais das técnicas de dança e tem por finalidade o desenvolvimento psico-motor e estético-expressivo dos alunos, através da constante associação entre movimento espontâneo, desafios lúdicos e elaboração da dança enquanto linguagem artística.

Na área da Música a vivência corporal é o ponto de partida para a exploração e aprendizagem dos elementos fundamentais desta linguagem: parâmetros do som, estruturas rítmicas e melódicas, formas musicais, privilegiando-se o trabalho de grupo.

Na  Expressão Plástica a sensibilização dos sentidos e a exploração de materiais expressivos e de elementos como a cor, forma, texturas, expressão no plano e no volume são o mote para a descoberta e desenvolvimento desta linguagem.